quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Tudo é verdade - Walt Whitman -

Ó eu, há tanto tempo um homem de fé indolente,
Erguendo-me a distância, negando porções de mim mesmo por
[tanto tempo,
Somente hoje consciente da sólida verdade inteiramente derramada,
Descobrindo hoje que não há mentira ou forma de mentira, e não
[pode haver mentira alguma, mas que ela cresce sobre si,
tal como a verdade faz sobre si mesma,
Ou como age qualquer lei da terra ou qualquer produção natural da
[terra.

(Isto é curioso e pode não ser percebido imediatamente, mas precisa
[ser percebido,
Sinto em mim que represento falsidades, tal como os demais,
E que isso é o que faz o Universo.)

Onde falhou um retorno perfeito, indiferente a mentiras ou à verdade?
Está sobre o solo ou na água ou no fogo? Ou no espírito do homem?
[Ou na carne e no sangue?

Meditando entre mentirosos e retirando-me asperamente para o
[centro de mim mesmo, vejo que de fato não há mentirosos
nem mentiras afinal,
E que nada falha ao seu perfeito retorno, e aquilo que se conhece
[por mentiras são retornos perfeitos,
E cada coisa representa exatamente a si mesma e aquilo que a
[aperfeiçoou,
E que a verdade inclui tudo e é sólida tanto quanto o espaço é sólido,
E que não há falha ou vácuo no montante da verdade - mas que
[ tudo é verdade, sem exceção;
E doravante celebrarei qualquer coisa que vejo ou sou,
E cantarei e sorrirei e nada negarei.


Ps: Obrigado, Senhor Whitman.

2 comentários:

Catiaho Reflexod'Alma disse...

Assim como seus versos tem sido minha vida e sabe que funciona!!
"E doravante celebrarei qualquer coisa que vejo ou sou,
E cantarei e sorrirei e nada negarei."

Adorei a visita!
E se me permite...
sigamos em frente ...
celebrando o que vemos e o que
somos.
Mas
entre sonhos e delírios
sempre

Vivian disse...

...somos a vida e a mim
não existe maior verdade
senão aquela que nos faz
estar aqui celebrando
tudo que há.

beijo imenso!!

bom fim de semana, querido!